"Esvaziou-se a si mesmo..." (Flp 2,7)

Monday, 20 August 2018

  • Slide image one
  • Slide image two
  • Slide image three
Formação Kénosis

Por Fernanda Fidelis

No ultimo domingo (28/08), na comunidade Kénosis, os membros do pré discipulado e discipulado se reuniram para a formação mensal. Conhecer mais do carisma Kenótico. A formação foi ministrada pelo casal, Isabel Pimenta e Fábio Colombo.

 
Festa Italiana

Muitos amigos da comunidade Kenosis vieram prestigiar mais uma Festa Italiana, que ocorreu neste último sábado 27/08. O evento ofereceu porções de macarrão, panquecas, grelhados, sobremesas e pão Italiano.

Agradecemos todos que colaboraram conosco.
Veja as fotos em nossa pagina no Facebook

 
A consagração a Santíssima Virgem Maria.

Por: Fernanda Fidelis

Como surgiu

Nos primeiros séculos da igreja já havia uma grande devoção a Santíssima Virgem Maria. Mas com o passar dos séculos, experimentou uma admirável evolução, no sentido que cada vez melhor se compreendeu o que esta prática significava no contexto da fé. Foi em São Luís Grignion de Montfort que a doutrina e a prática da Santa Escravidão encontrou sua expressão mais perfeita, sendo também, por meio deste grande apóstolo de Maria, que esta prática devocional tornou-se popular. A doutrina e espiritualidade da Santa Escravidão de Amor foram imortalizadas por São Luís Grignion, no célebre escrito: “O Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”.

Consagração

É preciso lembrar que “consagração” é o nome curto dessa devoção, cujo nome completo é “consagração a Jesus Cristo, a Sabedoria encarnada, pelas mãos de Maria”. Ou seja, a entrega é feita a Nosso Senhor, por meio de Sua mãe. Não se faz a consagração “diretamente” a Jesus porque Ele mesmo, na Cruz, inaugurou a mediação maternal de Maria, quando disse a São João: “Eis a tua mãe”, e a Maria: “Mulher, eis o teu filho”. O Autor Sagrado escreve que “a partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu”, tomando-a intimamente para si (Jo 19, 27). Por isso, os cristãos se entregam de modo total a Maria, repetindo o que também foi o lema do pontificado de São João Paulo II: “Totus tuus ego sum, Maria, et omnia mea tua sunt – Sou todo teu, Maria, e tudo o que é meu pertence a ti”.

Os exercícios espirituais.

Estes exercícios são meditações diárias que podem ser encontradas no livro “Consagração a Nossa Senhora” de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira.

A seqüência de preparação é a seguinte:

I-Doze dias preliminares- Para desapego do espírito do mundo a aquisição do Espírito de Deus. Onde se medita nossa vocação à santidade, desprendendo-se de tudo que possa nos atrapalhar a sermos santos para irmos para o céu.

II-Primeira semana- Para o conhecimento de si mesmo. Trata-se de um período para fazermos um profundo exame de consciência a partir do que devemos nos aperfeiçoar, buscando em tudo sermos agradáveis a Deus.

III-Segunda semana- Para o conhecimento da Santíssima Virgem, de sua pessoa, sua missão, das graças das quais Ela é repleta, de suas sublimes virtudes, de seus privilégios, etc. De forma que conhecendo-a melhor, possamos amá-la mais e honrá-la como Ela merece ser honrada.

IV-Terceira semana- Para o conhecimento de Jesus Cristo nosso Fim Último, nosso Grande Deus e Senhor. Aqui devemos meditar no Mistério da vinda, da vida, paixão, morte e Glorificação de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Devemos contemplar a encantadora vida de Jesus, sua pessoa e sua doutrina, para que assim possamos crer nele com profunda convicção, amá-lo com amor abrasado, de forma, a despertar em nós um grande desejo de fazê-lo conhecido, amado e adorado, por todos.

Durante esta preparação de um mês (ou 33 dias), faz-se uma confissão geral e no dia escolhido (de preferência uma festa Mariana) participasse do Santo Sacrifício da Missa e se recebe Jesus no Santíssimo Sacramento. Depois da Ação de Graças (e como Ação de Graças) se recita a fórmula da Consagração que deve estar previamente copiada (de preferência de próprio punho) e se assina. Quando o sacerdote tem conhecimento da consagração e apóia, pode-se pedir que ele assine a folha como diretor espiritual e abençoe as correntes (se forem ser utilizadas).

A consagração pode ser feita à qualquer  título de Nossa Senhora.  Os membros da comunidade Kenosis consagram-se ao título de Nossa Senhora das Dores.

 

(Fonte: padrepauloricardo.org / arcademaria.com)

 
Festa Italiana 2016

Veja convite no nosso canal do YouTube:  Video-1 , Video-2

 
1º Encontro de 2016: Discipulado e Pré-Discipulado Kénosis

Por José Luiz S. dos Santos

Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18,20). Com esta afirmação aos discípulos, Jesus deixou-nos certa a Sua presença sempre que estivermos reunidos em Seu nome. Tomados desta certeza, os membros da Comunidade Kénosis reuniram-se em sua sede, em Barueri, na tarde do dia 21 de fevereiro de 2016, para o Primeiro Encontro de Discernimento Vocacional do Pré-discipulado, com a presença de 61 participantes, e para o Primeiro Encontro de Formação do Discipulado, com 34 discípulos presentes, além da participação dos discípulos missionários.

Com alegria, Juninho Cassimiro acolheu os participantes e iniciou a oração, conduzindo um momento de intenso encontro com Deus. As palavras dos Fundadores, Rogério Soares e Edna Soares, reforçando a alegria da Comunidade Kénosis em receber a todos, complementaram esse momento. Logo em seguida, os dois grupos foram encaminhados para as formações específicas: “Vocação à santidade”, por Rafaela Cassimiro, direcionada aos membros do Pré-discipulado; “Kénosis: esvaziar-se de tudo”, por Juninho Cassimiro, voltada aos discípulos. Após as formações, os grupos voltaram a se reunir para as orientações, direcionamentos e oração.

Ao final deste primeiro encontro, a tradicional foto dos participantes, o lanche e as partilhas na convivência fraterna, deixando nos corações a vontade de percorrer esse “caminho de perfeição” e de viver, nesse Ano Santo da Misericórdia, a alegria dos próximos encontros e reencontros.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 8 de 27