"Esvaziou-se a si mesmo..." (Flp 2,7)

Wednesday, 24 October 2018

  • Slide image one
  • Slide image two
  • Slide image three
Novena - Pentecostes 2014 PDF Imprimir E-mail

Vem Espírito Santo e renova a face da Terra!

novena pentecostes

No Cenáculo, na última noite de sua vida terrena, Jesus promete cinco vezes o Dom do Espírito Santo (cf. Jo 14, 16-17; 14, 26; 15, 26-27; 16, 7-11; 16, 12-15). No mesmo lugar, na tarde de Páscoa, o Ressuscitado se apresenta aos apóstolos e infunde o Espírito prometido, com o gesto simbólico do hálito e com as palavras: "Recebei o Espírito Santo!" (Jo 20, 22). Cinqüenta dias depois, outra vez no Cenáculo, o Espírito Santo irrompe com sua potência transformando os corações e a vida dos primeiros testemunhas do Evangelho.

Desde então, toda a história da Igreja, em suas dinâmicas mais profundas, está impregnada pela presença da ação do Espírito, "entregue sem medida" aos que crêem em Cristo (cf. Jo 3, 34). O encontro com Cristo comporta o dom do Espírito Santo que, como dizia o grande padre da Igreja, Basílio, "se difunde em todos sem que experimente diminuição alguma, está presente em cada um dos que são capazes de recebê-lo como se fossem os únicos, e em todos difunde a graça suficiente e completa" ("De Spiritu Sancto", IX, 22). Desde os primeiros instantes de vida cristã.

 

São João Paulo ll - Audiência Geral de 13 de setembro de 2000

 

 

1° Dia - O Espírito Santo no novo testamento - Adriana  (Coord. Ministério para as Famílias - RCC Osasco)

2° Dia - O Espírito Santo no batismo e na vida pública de Jesus - Keli (Grupo de Oração Maranatha - RCC Osasco)

3° Dia - Pentecostes - Efusão do Espírito Santo - Célio (Formador Geral comunidade Kénosis)

4° Dia - O Espírito Santo, princípio de santificação - Adenilda (Grupo de Oração Vaso Novo - RCC Osasco)

5° Dia - Vida no Espírito - Jackson (Coord. Ministério da Pregação, região Bonfim - RCC Osasco)

6° Dia - O Espírito Santo, penhor da esperança e fonte da perseverança final - Lucilene (Coord. Ministério Comunicação Social, região Sto. Antônio - RCC Osasco)

7° Dia - Um novo cenáculo; Abri-vos aos dons do Espírito - Luciana (Coord. Ministério da Pregação, região Sto. Antônio - RCC Osasco)

8° Dia - O Espírito Santo, protagonista da evangelização - Rogério (Fundador da comunidade Kénosis)

9° Dia - Vinde Espírito Santo; anunciar o Mistério do Espírito Santo - Luciana (Grupo de Oração Espírito Santo - RCC Osasco)