"Esvaziou-se a si mesmo..." (Flp 2,7)

Thursday, 25 April 2019

  • Slide image one
  • Slide image two
  • Slide image three
Espiritualidade
São João da Cruz – Doutor da Igreja PDF Imprimir E-mail

SJoao da CruzDizem que a santidade está de mãos dadas com a loucura. Se existe uma “sã loucura” esta é própria dos santos, que toma dos “loucos normais” a contradição que os caracteriza. Neles, aquilo que parece inconciliável encontra feliz conexão. Os radicais, no sentido de penderem por um único lado da balança da vida, são os homens comuns, ora rastejantes sobre a terra, alienados das coisas do alto, ora perdidos nas realidades do alto, alienados das coisas da terra. Os santos não. Destes tudo se pode esperar, são imprevisíveis, admiravelmente terrenos, surpreendentemente divinos!

São João da Cruz é baluarte da comunidade Kénosis, exemplo de santidade, perseverança e esvaziamento de si em busca do amado. Vivido entre 1542 e 1591 na Espanha, sua vida é marcada, por um lado, pela dor lhe infligida pela dura realidade externa, e por outro pela alegria da descoberta crescente de uma vasta e luminosa realidade interior.

 
Nada vos perturbe! PDF Imprimir E-mail

Kénosis, 19 de janeiro de 2013.

"13 Em todo o pretório e por toda parte tornou-se conhecido que é por causa de Cristo que estou preso. 14 A maior parte dos irmãos, ante a notícia das minhas cadeias, cobrou nova confiança no Senhor e maior entusiasmo em anunciar sem temor a palavra de Deus. 15 É verdade que alguns pregam Cristo por inveja a mim e por discórdia, mas outros o fazem com a melhor boa vontade. 16 Estes, por caridade, sabendo que tenho por missão a defesa do Evangelho; 17 aqueles, ao contrário, pregam Cristo por espírito de intriga, e não com reta intenção, no intuito de agravar meu sofrimento nesta prisão. 18 Mas não faz mal! Contanto que de todas as maneiras, por pretexto ou por verdade, Cristo seja anunciado, nisto não só me alegro, mas sempre me alegrarei. 19 Pois sei que isto me resultará em salvação, graças às vossas orações e ao socorro do Espírito de Jesus Cristo." (Filipenses 1,13-19)

Aos membros da Comunidade Kénosis, seguidores e seguidoras de Jesus Crucificado, a paz de Cristo!

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo > Fim >>

Página 6 de 6