NA CRUZ, NOSSA IDENTIDADE

Jesus Crucificado, dai-me teu espírito. Ensina-me amar.

A cruz da Renovação é um sacramental e foi assumida pela Comunidade Kénosis como sinal e expressão da kénosis de Jesus Cristo e do derramamento do Espírito Santo sobre aqueles que sobem o calvário e que permanecem junto à Cruz do Senhor.

Baseada em Jo 19,34 e IJo 5,6-8, a cruz da Renovação representa o derramamento do sangue e da água que saem do lado aberto de Jesus crucificado. No símbolo da água os Padres da Igreja interpretaram o sinal da efusão do Espírito Santo. As palavras “Veni Creator Spiritus” (Vinde, Espírito Criador!) expressam o clamor dos fiéis por um perene Pentecostes.

Na Cruz de madeira utilizada pelos membros da Comunidade está impresso na parte inferior, sob os pés transpassados de Cristo, a palavra grega κένωσις(kénosis). A posição onde foi impressa a palavra kénosis serve para recordar aos membros que o lugar de formação do discípulo e missionário é aos pés de Jesus Crucificado. Todo vocacionado Kénosis se faz amigo da cruz de Cristo, e deve, portanto, Amar Jesus Crucificado e crucificado, amar Jesus! (Regra Kénosis, I).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *