NOSSA HISTÓRIA

  A Comunidade Kénosis, nascida em 12 de janeiro de 2000, é uma Nova Comunidade de matriz carismática, com carisma, regras de vida e estatuto próprio, em comunhão com a Renovação Carismática Católica, com assistente eclesiástico (diretor espiritual) designado pelo bispo diocesano, como sinal de comunhão eclesial e diocesana.

  A Comunidade de Aliança Kénosis nasceu, quando, depois de uma partilha com D. Alberto Taveira, Rogério Soares, fundador, recebeu a orientação de contribuir no cuidado dos filhos espirituais da Igreja, corpo místico de Cristo, ajudando-os a alcançar o estado de maturidade do seguimento de Cristo, a santidade.

Depois de partilhar com alguns membros do Grupo de Oração esse anseio por santidade que já trazia no coração, iniciou-se um encontro semanal com propósito de rezar e conhecer a vida dos santos da Igreja, bem como proporcionar um momento de partilha fraterna. O objetivo sempre foi muito claro: queremos viver nosso chamado à santidade! No início, esta expressão não foi bem compreendida na comunidade local, onde achavam absurdo um grupo de pessoas “declarar” explicitamente o seu empenho pela perfeição da própria vida. Mas estávamos seguros da inspiração do Espírito Santo e procuramos obedecer a orientação de alcançar o estado de maturidade do seguimento de Cristo, a santidade. Depois descobrimos que o Vaticano II havia declarado a vocação universal à santidade como próprio da Igreja [1]. Em pouco tempo, o local onde reuníamos foi apelidado de “Casa de Santidade”, com certo tom de ironia, mas que não nos incomodava. Não faltavam fundamentações bíblicas e doutrinais para o que nos propúnhamos a viver, mas foi na NMI de São João Paulo II que encontramos fundamentação para todo aquele caminho que estávamos trilhando:

“Se o batismo é um verdadeiro ingresso na santidade de Deus através da inserção em Cristo e da habitação do Seu Espírito, seria um contra-senso contentar-se com uma vida medíocre pautada por uma ética minimalista e uma religiosidade superficial. Perguntar a um catecúmeno: queres receber o batismo? Significa o mesmo tempo, pedir-lhe: queres fazer-te santo? Significa colocar na estrada o radicalismo do sermão da montanha: Sede perfeitos como é Perfeito Vosso Pai Celeste.”NMI 30

Entendemos que a santidade não era algo extraordinário, para algum gênio, mas fazia parte da vida cristã ordinária [2] e deveríamos planejar o crescimento na vida de santidade. Foi nesse mesmo documento de João Paulo II que nos deparamos com a expressão grega “Kénosis” citada na carta aos Filipenses 2,7 e que tem por significado a ação de “esvaziar-se a si mesmo”.

Como o termo “casa de santidade” não era apropriado e, na prática, o que estávamos vivendo era uma vida fraterna, pois os laços a cada dia se estreitavam mais, passamos a chamar Comunidade Kénosis.

   Em 2003, alugamos em nosso bairro uma casa e passamos a ter ali as nossas atividades. Ficamos por três anos nesse espaço e depois voltamos a nos reunir noutra casa enquanto construíamos o salão comunitário onde, no segundo semestre de 2008 passamos a ter nossas reuniões e atividades periódicas.

A Comunidade Kénosis é constituída por membros de Aliança e de Vida. Os membros da Comunidade de Aliança são chamados para viver o carisma kénosis no seguimento de Cristo em à vivência familiar e atividades profissionais. Residem em suas próprias casas e vivem de seus próprios trabalhos. São chamados a permear o mundo secular com os valores do Evangelho, aplicando em suas próprias vidas as regras e a vocação a que forma chamados. Assumem, segundo o Carisma, uma vida de oração, fraternidade e apostolado comum para o bem da Igreja e o serviço aos homens. Participam semanalmente de momentos de oração comunitária e formações, e assumem responsabilidades missionárias, segundo a etapa em que se encontram, para o crescimento da Comunidade e da missão da Igreja.

A experiência de Comunidade de Vida, iniciada em 09 de agosto de 2017, é o mais recente chamado da Comunidade Kénosis a responder aos apelos do Espírito. Durante o Retiro Anual, em fevereiro de 2017, ocasião em que os membros faziam a renovação dos vínculos com a Comunidade, os fundadores Edna Santos e Rogério Santos, inspirados por Deus, convidaram os membros a “se lançarem para águas mais profundas” e respondessem ao apelo de Deus para iniciar a Comunidade de Vida. Seis meses depois, na festa de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), dava-se início à Comunidade de Vida, com a presença de um casal (Mônica e Reginaldo) e uma jovem solteira (Tábata Moraes), morando em duas casas separadas na Sede da Comunidade Kénosis. Atualmente, a Comunidade Vida é constituída por quatro membros: Mônica, Reginaldo, Tábata e Flávia. A missionária Tábata Moraes está, atualmente, em missão na África (Uganda), servindo junto ao Instituto Missionário Kareebi.

Os membros da Comunidade de Vida passam a viver de uma forma mais fraterna, convivem diariamente e partilham suas vidas no encontro com Deus, consigo mesmo, com o irmão e no serviço ao próximo.

[1]Lumen Gentium, Cap. V

[2] NMI 30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *